
Corridas de Aventura
por JA
As Corridas de Aventura são uma nova forma de prática desportiva e baseiam-se no conceito de expedição que tem como suporte um mapa que assinala os postos de passagem, que no terreno são materializados pela presença física de controladores e/ou prismas de orientação.
A progressão no terreno é alternadamente realizada por diversos meios de locomoção não motorizados: a pé, de bicicleta, a nado, em canoa, à vela, em voo, a cavalo, por meio de técnicas de progressão vertical e/ou subterrânea e/ou subaquática e através de passagens aéreas em corda ou cabo.
Frequentemente é ainda solicitada aos atletas a realização de perícias variadas como o Tiro com Arco, Jogos Tradicionais e exercícios de Team-building.
É acima de tudo uma forma de estar na vida. Baseadas no trinómio Aventura-Desporto-Natureza, as corridas de aventura são um desporto que potencia o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipa, a prática das actividades físicas de longa duração e o desenvolvimento de uma forte consciência ambiental.
Os atletas de Corridas de Aventura são, no fundo, todos aqueles que procuram viver os seus tempos livres no seio da natureza, desfrutando de uma forma harmoniosa com esta, todas as suas potencialidades e belezas.
É um atleta que sabe viver em comunhão com o ambiente que o rodeia, que valoriza o trabalho de equipa, que aprende a optimizar a gestão do seu esforço e dos seus recursos, e acima de tudo, desenvolve a robustez psicológica para enfrentar todos os obstáculos e imponderáveis que caracterizam qualquer expedição.
Nas Corridas de Aventura, todas as vitórias são acima de tudo pessoais e o sucesso pode muitas vezes significar apenas não desistir, daí serem frequentemente denominadas como o verdadeiro desporto da Aventura.
veja mais sobre corridas de aventura