seo websites conteúdos internet

seo websites conteúdos internet
internet marketing

8/03/2006

Bicicleta BTT Cicloturismo em Portugal

Cicloturismo, o que é?

Cicloturismo é eminentemente a liberdade de passear de bicicleta com os amigos, com a família ou individualmente.

O Cicloturismo (passeios turísticos em bicicleta) constitui uma actividade lúdica, recreativa e desportiva que contém uma filosofia de comunhão com a natureza e de respeito pelo ambiente. Os cicloturistas sempre privilegiaram, ao longo dos anos, regiões de grande valor paisagístico, biológico e cultural.


Cronologia
A partir de 1890 surgem pessoas que usam a bicicleta para deslocações turísticas e inicia-se o processo Cicloturistico em Portugal, não havendo, no entanto, dados conhecidos sobre a sua evolução até aos anos 20. Nessa altura as voltas a Portugal em cavalo, de grande impacto popular e cobertura pelos jornais da época, eram acompanhadas também por cicloturistas.

O Cicloturismo ressurge nos anos 40 e 50 em Portugal pela mão de António Duarte Laureano (Sócio honorário da FPCUB) que cria o Grupo “Os Quinze” – Lisboa, percorre o país e desenvolve as ideias do Cicloturista francês Velócio, fez palestras em várias academias culturais e sociedades recreativas, usando a bicicleta para percorrer o país nas suas deslocações. A polícia politica confundiu, varias vezes, as suas actividades com acções políticas, tendo sido detido ao longo dos anos pela PIDE. Deslocava-se de bicicleta frequentemente nas suas viagens a Espanha e a França.

José Manuel Caetano, em 1982, associa-se ao movimento de Aristides Martins e Fernando Sacramento, com quem se compromete a continuar a desenvolver a sua obra e a promover o Cicloturismo em Portugal. Organiza o 1º Encontro Nacional de Cicloturismo em Sesimbra, funda mais tarde o Núcleo Cicloturista de Sesimbra e organiza o 1º Sesimbra – Montechoro – Algarve em 1986 (Ano Europeu do Ambiente). É nesta altura que toma contacto com a área do Ambiente através do seu amigo pessoal Carlos Pimenta (Secretário de Estado do Ambiente na época).

Um evento que inicialmente previa a participação de 100 pessoas atingiu nesse ano, com colaboração do Ano Europeu do Ambiente, do Serviço Nacional de Parques e da Secretaria de Estado do Ambiente cerca de 850 participantes, que durante 3 dias percorreram Sesimbra – Arrábida – Vila Nova de Mil Fontes – Aljezur – Vila do Bispo – Montechoro. Dado o número elevado de participantes surge a génese do Centro Português de Cicloturismo que culmina na fundação da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

José Manuel Caetano, em 1987, toma contacto nos Estados Unidos com o aparecimento das Bicicletas Todo-o-Terreno (BTT), e conjuntamente com Jaime de Almeida, do Stand Jasma, inicia os primeiros passeios de BTT em Portugal organizando durante 5 dias o Mértola – Alcoutim – Pereiro – Cachoupo – Barranco Velho – Alte – Silves – Mexilhoeira Grande – Foz do Rio Alvor, em que participa um histórico do BTT e da sua promoção no norte do país, Félix Barbosa, do Porto.

Hoje em dia está generalizada a sua prática em Portugal, graças à iniciativa e carolice de uns quantos amantes da prática desta modalidade desportiva.

Mais sobre o Cicloturismo

Sem comentários:

Social BookmarkAdd to Google Reader or Homepage
no tickets! sdx:simbiose do xupa-xupa